sábado, 1 de setembro de 2012

Ódio


                                                          Ódio

O Ódio é mais profundo que a Raiva. Enquanto a Raiva seria predominantemente uma emoção, o Ódio seria, predominantemente, um sentimento. Paradoxalmente podemos dizer que o Ódio é um afeto tão primitivo quanto o amor. Tanto quanto o amor, o Ódio nasce de representações e desejos conscientes e inconscientes, os quais refletem mais ou menos o narcisismo fisiológico que nos faz pensar sermos muito especiais.

Assim como o amor, só odiamos aquilo que nos for muito importante. Não há necessidade de ser-nos muito importantes as coisas pelas quais experimentamos Raiva.

Em termos práticos podemos dizer que a raiva, como uma emoção, não implica mágoa, mas em estresse, e o Ódio, como sentimento, implica uma mágoa crônica, uma angústia e frustração. Nenhum dos dois é bom para a saúde; enquanto a raiva, através de seu aspecto agudo e estressante proporciona uma revolução orgânica bastante importante, às vezes suficientemente importante para causar um transtorno físico agudo, do tipo infarte ou derrame (AVC), o Ódio consome o equilíbrio interno cronicamente, mais compatível com o câncer, com arteriosclerose, com a diabetes, hipertensão 

O Ódio é um sentimento que aniquila, destrói aquilo onde toda e a quem toca. É o desejo de dor alheia. O Ódio, assim como tudo o que é negativo, surge do medo transformado por uma expectativa, um desencontro, por um desejo não realizado pela implicação de uma circunstancia ou de uma decisão não partilhada. Surge do choque de ideias inflexiveis ou de encontro com alguém em que projectávamos os nosso medos ou que, de alguma forma, fez florescer os mesmos.

Odiar alguém supõe  a intenção da sua dor através da nossa raiva por qualquer que tenha sido a sua actuação no nosso desencontro. Odia-lo, assim como ama-lo, é decisão nosso, logo não se pode atirar à cara de quem de Odeia que se processa, porque o Ódio nasce dentro de nós, por isso para apagar o Ódio só podemos apaga-lo em nós, entender porque nasceu, em que nos afecta, e qual o vinculo que há entre a causa e o sujeito pelo qual nasceu. Ao observar tudo isto descobrimos que o Ódio surge de uma falta de aceitação, seja própria ou alheia, e que por vezes o único que podemos fazer é perdoar e afastar-mo-nos, porque o Ódio descontrolado é como o fogo; arrasa tudo...por nada....

(In Wikipedia e Alma Escura)

Sem comentários:

Enviar um comentário