domingo, 16 de setembro de 2012


  
        ALTERAR A SUA REALIDADE (liberdade pessoal)

           Não pode ser verdadeiramente livre se as interação com o Universo forem pessoais, porque uma pessoa é um conjunto limitado. Se ficar dentro do conjunto, o mesmo acontecerá à sua consciência. Hoje comece a agir como se a sua influência chegasse a todo o lado. Um dos espetáculos mais comuns na India, ou em qualquer locar do Oriente, costumavam ser os monges, com túnicas cor de açafrão, a meditar antes do amanhecer. Muitas outras pessoas (ente as quais a minha avó e a minha mãe) levantam-se a essas mesma hora matutina e dirigem-se ao templo para rezar. A finalidade desta prática é encontrarem-se com o dia antes de este começar: Encontra-se com o dia antes que ele começar significa que estamos presentes quando nasce. Abrimo-nos a uma possibilidade. Dado que ainda há acontecimentos, o dia recém-nascido é aberto, fresco e novo. Pode transformar-se no que quer que seja. Os monges que meditam e as pessoas que rezam querem juntar a sua influência de consciência naquele momento crítico, como se estivessem presente para o início da vida de um bebé.

             Hoje, pode fazer a mesma coisa. Levante-se à hora habitual – em termos ideais, deveria fazer exercício aos primeiros alvores, sentado, mas pode faze-lo deitado na cama. Entes de se levantar – e deixe que a sua mente contemple o dia que tem pela frente. De início. É provável que se aperceba dos resultados do hábito. Ver-se-á a realizar a rotina habitual no trabalho, os deveres quotidianos relacionados com a sua família e outras obrigações.
             Depois é provável que se aperceba de resíduos de ontem: o projeto que não terminou, o prazo que se aproxima, um diferendo não resolvido. Em seguida, é provável que assista ao regresso das preocupações, o que quer que, nesse momento, esteja suspenso sobre a sua cabeça.

             Deixe que tudo isso entre e saia da consciência à vontade. Tenha presente que quer que este emaranhado de imagens e palavras se esfume. De qualquer forma, o seu ego via encarregar-se destas questões habituais. Continue a olhar para o dia que tem pela frente, que não tem nada que ver com imagens ou pensamentos dado que se acabou de nascer. Obtenha uma sensação dele; tente pô-la de acordo com o seu ser.

            Ao fim de alguns momentos, verificará que a sua mente tem menos vontade de saltar da cama. Andará cá e lá numa consciência nublosa – isto significa que entrou um pouco mais abaixo da camada superior da agitação menta. (No entanto, não adormeça de novo. Quando surgir o entorpecimento, regresse à sua vontade de se encontrar com o dia.)
           Neste ponto descobrirá que, em vez de imagens, a sua mente s insere num novo ritmo de sentimentos. Este estado é mais difícil de descrever do que as imagens ou vozes. É como um sentimento de como as coisas vão ser, ou um sensação de estar preparado para oque quer que venha. Não espere nada espetacular: não estou a falar de premonições e portentos. Está ater uma experiencia simples: o seu ser está a encontra-se com o dia ao nível de incubação, onde os acontecimentos são sementes a preparar-se para despontar: O seu único objetivo é estar ali. Não precisa de mudar nada; não precisa de se ligar a julgamentos ou opiniões sobre o que pensa que deveria desenrolar-se hoje: quando s e encontra como odia, junta a influencia da sua consciência em silencia.

             E para que serve isso? O efeito ocorre a um nível subtil. É como estar ao lado da cama de uma criança enquanto ela dorme. A sua presença é suficiente, sem palavras ou atos, para acalmar a criança. Um dia precisa de começar num estado de calma, livre de resíduos e torvelinhos da atividade de ontem: mas está também a acrescentara um nível subtil de intenção ao encontrar-se como dia. Está a tencionar permitir que avida se desenrole como pretender. Apareceu como espirito aberto e o coração aberto.
            Descrevi este exercício em pormenor como forma de abrir o caminho que a sua mente pode seguir. Não vai dar consigo a duplicar, exatamente, as fases que foram enumeradas, mas o exercício teve êxito se tocar, mesmo que apenas brevemente, um dos seguintes estados de consciência.

·                        Sente-se novo. Este dia vai ser único.
·                        Sente-se em paz. Este dia vai ser resolver uma questão que lhe provoca stress.
·                        Sente-se em harmonia. Este dia vai estar isento de conflitos.
·                        Sente-se criativo. Este dia vai mostrar-lhe algo nunca antes visto.
·                        Sente-se carinhoso. Este dia vai apaziguar diferenças e incluir os que se sente excluídos.
·                        Sente-se inteiro. Este dia vai fluir sem separação.

             Agora foi apresentado ao mundo dos momentos que antederam o amanhecer onde os santos e sábios têm trabalhado, de há milhar de anos a esta parte. O que têm estado a fazer, e que agora o leitor está a começar a fazer, é derramar a realidade sobre a terra. Está abrir um canal na sua consciência através do qual a renovação, a paz. A harmonia, a criatividade, o maior, e a inteireza têm a possibilidade de chegar até cá. Sem alguém para ir ao encontro do dia, estas qualidades existem apenas dentro daqueles indivíduos – ou, por vezes, não existem sequer. Tal como a chuva a cair de um céu limpo, sua influência faz um a possibilidade se torne manifesta.

            Deepak Chopra in o livro dos segredos.

Sem comentários:

Enviar um comentário