quarta-feira, 12 de dezembro de 2012



A opção da simplicidade.

Muitas pessoas reclamam da correria das suas vidas. Acham que têm compromissos demais e culpam a complexidade do mundo moderno. Entretanto, inúmeras vezes multiplicam suas tarefas sem real necessidade. 

Viver com simplicidade é uma opção que se faz. Algumas coisas consideradas imprescindíveis à sua vida, na realidade são supérfluas. Entretanto buscam coisas, as pessoas se esquecem da vida em si. Angustiadas por múltiplos compromissos, não reflectem sobre a sua realidade íntima. 

Esquecem do que gostam, não pensam no que lhes traz Paz. Que adianta ganhar o mundo e perder-se a si próprio. Se as pessoas não tomarem cuidado, Ter e Parecer podem tomar o lugar do Ser. Ninguém necessita trocar carro, telemóvel constantemente, ter incontáveis pares de sapatos, sair todos os fins-de-semana que a acaba por ser rotineiro. 

É possível reduzir a própria agitação, conter o consumismo e redescobrir a simplicidade. O simples é aquele que não simula ser o que não é, que não dá demasiada importância à sua imagem, ou que outros possam dizer e pensar dele. A pessoa simples não calcula o resultado de cada gesto, não tem artimanhas e nem segundas intenções. Não se trata de levar uma vida inconsciente, mas reencontrar a própria infância, mas uma infância com virtude, não constrangida da vida. Uma infância sem angústias e com dúvidas de quem ainda tem tudo para fazer e conhecer.

A simplicidade não ignora, apenas aprendeu a valorizar o essencial, pequenos prazeres da vida, uma conversa interessante, olhar as estrelas, andar de mãos dadas, saborear um gelado. Tudo isso representa a simplicidade do existir. Não é necessário ter muito dinheiro ou ser importante para ser feliz. Mas é difícil ter felicidade sem tempo para fazer o que se gosta, não há nada de errado com o dinheiro ou sucesso. 

É bom é importante trabalhar, estudar e aperfeiçoar-se, progredindo sempre é uma necessidade humana. Mas isso não implica em viver angustiado. Se o preço do sucesso for a ausência de Paz, as coisas ficam procurando ser, uma pessoa de Valores em vez de procurar o sucesso.para trás, mais cedo ou mais tarde. Mas há tesouros imateriais que jamais se esgotam, amizades verdadeiras, um amor sincero, de viver, a serenidade da Paz de espirito… são alguns deles, prestar atenção como gastamos o tempo, analisar as coisas que valorizamos e ver se muitas delas não são apenas um peso desnecessário em nossa existência. 

Experimentar desapegar-se dos excessos e optar pela simplicidade, talvez redescobrir a alegria.



Sem comentários:

Enviar um comentário