segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Valores


Tony Blair diz que os incidentes ocorridos em Inglaterra se devem à decadência de valores
Entre muitos valores temos, valores culturais, valores estimativos, valores monetários, valores comerciais e valores morais.
Ética deriva da palavra grega ethus. Quando traduzida para latim, morus, hoje moral. Esta moral nada tem a ver com a moral religiosa, razão pela qual se ontem queimaram pessoas vivas e hoje se atiram aviões contra edifícios com a intenção de matar milhares de pessoas inocentes.
Moral, aquilo que é considerado universalmente correcto. Alguns entre muitos valores morais, Honra, Dignidade, Justiça, Verdade, Lealdade, Solidariedade.
Ética, a norma, o código. Moral, o cumprimento dessa norma. Ética/Moral. Ouvimos com frequência dizer, referindo-se alguém, que é uma pessoa sem princípios, quer dizer, sem Princípios Éticos, sem códigos de conduta, onde tudo se faz desde que ninguém saiba ou veja.
Valores culturais, usos e tradições, há por vezes valores culturais que são imorais. Na Índia, pais que vendem filhos para escravos e prostitutas.
Valores estimativos, quando temos grande estimação por algo que pertenceu a alguém que nos é querido.
Valores comerciais, do carro, da casa, etc.
Valores monetários, aqueles que hoje são mais adorados que Deus, até pelas próprias religiões. Casa-se por eles, fazem-se amizades por eles, mata-se por eles, rouba-se por eles, prostitui-se por eles, no emprego por uma promoção, por cinco minutos num carro bonito e um jantar. Vende-se a alma por eles e aqui reside a tal falta de valores, ou troca de valores positivos por valores negativos.
Aqui cruzam-se Valores Culturais com Moral Religiosa, no Irão em caso de adultério a mulher é morta à pedrada, mas as pedras têm que sem pequenas, para que a pessoa morra com sofrimento.
Sócrates é uma grande referência, o pai do pensamento ocidental, é um marco histórico, deu a vida pelos seus ideais, pelos valores que acreditava, é pena que até a própria religião os desvirtuar, ao ter uma obsessão pelo TER em detrimento do SER.





Sem comentários:

Enviar um comentário